Sociologia : O sequestro do ônibus 174 – um estudo de caso

Para reflexão : 

  1.  A origem do sequestrador, suas condições sociais, o que ocorreu com ele na chacina da Candelária, o fato de ver sua mãe morrer diante dos seus olhos representam algum valor para julgarmos as ações dele no ônibus 174 ? Que valores são estes ?
  2. A PM ter tentando negociar com o sequestrador foi uma atitude correta ou ela simplesmente deveria ter eliminado-o através de um tiro de um atirador de elite ?
  3. O fato da população ter tentado linchar o sequestrador após ele ter sido preso se justifica pelo fato da sua violência no ônibus e porque  houve  a morte da uma das   passageiras  ?
  4. A Pm tem culpa no episódio porque não garantiu  a vida da passageira e porque uma das balas que a matou saiu da arma do policial ? 
  5. O fato de o sequestrador ter sido morto pela polícia no interior de sua viatura tem importância ou não ? 
  6. Os PMs que foram presos, acusados pela morte do Sandro, e depois inocentados pelo júri popular, são  realmente inocentes ?
  7. Como voce julga o Estado Brasileiro pelo fato de permitir e se  omitir na existência de milhares de jovens que vivem sem nenhuma perspectiva , totalmente desamparados e nas ruas, e que inevitavelmente seguirão o mesmo destino do Sandro da tragédia do 174 ? 
  8. Quais são as condicões necessárias para que tragédias como essa não mais ocorram ?
  9. Por que a maioria esmagadora  dos mais de 600 mil presos nas penitenciarias do Brasil sao jovens, negros e pobres . Por que isto ocorre ? 
  10. Pode existir um tipo de sociedade onde não existam prisões, onde o homem não exercerá o seu poder de policia sobre outros homens . Reflita sobre isto ! Dê sua opinião…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s